Nossa História
Henrique Antônio Stedile iniciou na atividade agropecuária em 1959, com a aquisição da Fazenda Santo Isidoro localizada no então distrito de Coxilha, município de Passo Fundo, atualmente emancipado.
Inicialmente dedicou-se ao cultivo de trigo e soja, sendo as atividades de bovinocultura de corte, de leite e ovinocultura desenvolvidas somente para consumo da fazenda. Mais tarde, a atividade leiteira se tornou economicamente importante dentro da propriedade, constituindo um papel fundamental na integração lavoura-pecuária.
Em 1967 iniciou a produção de sementes de soja e trigo, sendo um dos pioneiros nesta atividade. Henrique A. Stedile foi o primeiro presidente da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), tendo presidido a entidade por três mandatos. Possui a carta associativa nº 001 de 19/12/1968.
Desde então produz sementes de qualidade com foco no alto poder germinativo e vigor, leite e milho industrial.
Acompanhe Nossa Trajetória
Operação Tatu na Fazenda Santo Isidoro
1967
OPERAÇÃO TATU: UM MARCO NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE NA DÉCADA DE 60. A Operação Tatu foi realizada em parceria entre a Universidade de Wisconsin e a UFRGS, com o objetivo de mapear e melhorar a fertilidade dos solos do Rio Grande do Sul, desgastados pela monocultura. As pesquisas receberam o nome de Operação Tatu por conta dos buracos feitos na terra para a retirada de amostras a serem estudadas nos laboratórios da UFRGS. As pesquisas iniciaram no município de Ibirubá e se expandiram para Santa Rosa, Ijuí, Taquari e Passo Fundo.
Henrique Stedile na II Efrica
1968
Teve sementes premiadas com diplomas e troféus e também o seu plantel de animais teve destacada participação. Sua exposição foi visitada pelo governador Walter Peracchi de Barcellos que vemos na foto, com a presença da Miss Rio Grande do Sul daquele ano, a jovem Elizabeth Finardi, nossa representante (Passo Fundo). Também na foto o vereador Fidencioso Franciosi e o Bispo Dom Cláudio Colling.
Henrique Stedile funda a Apassul junto com Erni Orlando Ross e João Grazziotin e preside a entidade por três mandatos
1968
Stedile, recebendo o Ministro da Agricultura Antônio Cabrera em sua Fazenda no início dos anos 90
de 1990
Homenagem
2002
Na Fundação Pró-Sementes, Henrique Stedile recebeu uma homenagem das mãos de Roberto Rodrigues, que viria a ser Ministro da Agricultura anos depois.
Expointer
2005
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) e a Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite) entregaram, o Diploma do Mérito da Produção Agropecuária do Rio Grande do Sul a dez produtores gaúchos.
Expointer
2006
O Rally da Safra 2006 escolheu quatro produtores rurais em todo o Brasil, que foram homenageados durante o evento final do Rally que aconteceu no dia 11/04/2006 na BM&F em São Paulo. O Sr. Henrique Stedile foi escolhido no quesito produtividade, por colher milho e soja bem acima da média nacional e principalmente da média gaúcha.
Homenagem
2006
Homenagem da XXXVIII Reunião da Comissão Sul-Brasileira de Pesquisa de Trigo: “A pesquisa de Trigo no Brasil continuará colhendo os frutos que teu esforço ajudou a semear”.
Homenagem
2008
Henrique Antônio Stedile foi homenageado com outros fundadores da APASSUL (Associação dos Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul), por ocasião dos seus 40 anos.
Henrique Stedile é homenageado com a Medalha Cacique Guaraé – Mérito Empreendedor na Agropecuária
2011
“Homem de tenacidade inigualável no trabalho, administra com os familiares sob os princípios da fraternidade e da solidariedade cristã, da invocação tecnológica e da eficácia gerencial. Por décadas é reconhecido pelos órgãos de imprensa do agronegócio como gestor e produtor modelo no sul do país. Suas propriedades cultivam soja, trigo e milho, produzindo grãos destinados ao consumo próprio e comercialização, silagem e sementes certificadas. A produção de leite com gado holandês é de aproximadamente cinco milhões de litros/ano, 13.900 l/dia com plantel de 500 vacas em lactação, num total de 970 animais.”